quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA NA BIBLIA. REBECA

Rebeca foi a resposta de Deus para o servo de Abraão, que o orientou a buscar uma mulher para casar com seu filho Isaque. Para isso, pediu um sinal de Deus: de que a moça escolhida, ao lhe pedir que lhe desse de beber, se oferecesse também a dar água aos seus camelos. E foi exatamente isso o que aconteceu (Gênesis 24:15-20).

Isso significa que Rebeca foi, no mínimo, hospitaleira, além de muito simpática e obediente. Ela poderia ter dito que não tinha água suficiente para dar aos camelos, mas somente para o servo de Abraão. Porém, ela foi a resposta exata de Deus, conforme a oração do servo (Gênesis 24:10-14). E é isso que a Palavra de Deus nos ensina, que a “vontade de Deus é boa, perfeita e agradável” (Romanos 12:2), ela completa todas as expectativas, sem ser somente boa, ou só perfeita, mas deve também ser agradável.

Será que você considera todos os sinais de Deus como resposta de sua oração? Há a tendência de querermos entender apenas o que nos convém. O servo de Abrão poderia considerar somente a beleza de Rebeca como a parte “perfeita” ou “agradável” e não continuar a ação, para ter a confirmação de Deus. E você, tem a mesma coragem ou para no meio do caminho com medo da resposta Dele?

E Rebeca era mesmo uma pessoa boa, perfeita e agradável; uma real resposta de Deus. Ela foi encontrada trabalhando (Gênesis 24: 15), disposta a servir (Gênesis 24: 18-20) e preparada para o encontro (Gênesis 24: 14, 15, 18, 58). Um exemplo de como se deve estar quando a benção do Senhor chegar.

Não há como ficar acomodado, esperando alguém servir e despreparado para receber o que Deus tem para entregar. Talvez seja por este motivo que os milagres demorem a chegar para algumas pessoas. Como Deus pode entregar algo precioso para alguém preguiçoso, sem disposição e despreparado?

O servo de Abraão foi até a família de Rebeca e explicou seu objetivo de estar naquelas terras. O pai e o irmão dela não hesitaram em acreditar que tudo o que acontecera até ali era de Deus. E fez com que Rebeca escolhesse se queria mesmo ir com ele ao encontro de Isaque; e ela disse “sim”. Deus é educado e vai esperar a sua decisão (por mais que Ele saiba qual será).

Isso demonstra que Rebeca não era somente atraente, bondosa, disposta, diligente e hospitaleira; mas também decidida, perspicaz e cheia de fé implícita. Ela pôde perceber que tudo o que viveu naqueles momentos era de Deus e agiu conforme a vontade Dele.  Quando se tem o coração aberto e está atento para o que Ele mostra e traz, não há dúvidas da decisão que devemos tomar.

E Rebeca então, foi ao encontro de Isaque. Casaram e começaram a desejar filhos. Mas ela era estéril, fato que não os desanimou porque conheciam o Deus a quem serviam (Gênesis 25:21). Somente depois de 20 anos, Deus concedeu a ela o que tanto pediu: ela pôde conceber e ter os gêmeos Esaú e Jacó.

Mais um exemplo de persistência e, acima de tudo, fé. Quantas vezes você começa a orar por um propósito, mas quando não recebe a resposta de Deus, desiste e pensa que Ele não te ama. Esquece que o tempo de Deus não é o seu tempo (Eclesiastes 3), que Deus sabe o momento certo das coisas acontecerem e o que é melhor para sua vida.

Os meninos nasceram e Rebeca concentrou seu afeto em Jacó e, com o tempo, Esaú chegou até a abrir mão de sua primogenitura (Gênesis 25:33). Como Deus tinha prometido que “o maior serviria o menor” (Gênesis 25:23), Rebeca juntou o seu afeto por Jacó com a promessa de Deus, e resolveu dar uma “ajudinha” para que a Palavra Dele se cumprisse. Ela ajudou Jacó a enganar o pai, Isaque, para que ele recebesse a benção que era para o filho primogênito.

Enfim, Rebeca demonstra um defeito que é fazer com que a promessa do Senhor aconteça por suas forças. Será que você nunca fez isso? Será que realmente entregou o seu caminho a Ele e confiou Nele para que o mais Ele fizesse (Salmos 37:5)? Deus não precisa de ajuda para que Sua Palavra se cumpra, Ele só quer que creia e confie de que Ele fará.

Rebeca viveu a consequência de sua atitude. Isaque enviou Jacó a Padã-Arã para procurar uma esposa e nunca mais voltou. Não há nenhum registro bíblico de que eles voltaram a se ver. Como será que foram os anos que ela ficou sem saber e ver seu filho amado e preferido?

Que Rebeca seja realmente um exemplo de vida e também do que não se pode fazer. Um exemplo de que Deus não precisa de ações pessoais para cumprir suas promessas e de que há resultados daquilo que se faz sem o consentimento de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário